Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
[email protected]


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
QUEM SOMOS   |   ARTIGOS SERGINHO VALLE   |   PEDAGOGIA DO MÊS   |   DIRETÓRIO LITÚRGICO   |   DEPOIMENTOS   |   FALE CONOSCO
 
 

XXIII - 2023

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

Avisos

FEVEREIRO E MARÇO DE 2023

Comunicamos que :

As propostas de FEVEREIRO E MARÇO/23 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
NO SISTEMA. 
 
Para renovar, fazer nova assinatura ou pedidos avulsos
clique em um dos links, lembrando que, se já for cliente, adicione
código de acesso junto ao NOME.
 
 
ASSINATURA ANUAL:
 
ASSINATURA SEMESTRAL : 
 

PROPOSTA AVULSA (UMA): 
Clique aqui

PROPOSTA (DOIS 1ºs DOMINGOS):
Clique aqui

PROPOSTAS (DOIS UTMS DOMINGOS): 
Clique aqui

Ou

FAÇA PEDIDO POR PIX,  DEPÓSITO TRADICIONAL, QR code:

- Número PIX: 44359918968;
- DEPÓSITO TRADICIONAL: 
Bradesco: ag 0023; cc 0131805-5
titular: Sergio Francisco Valle
Brasil: ag 0076-0 ; cc 9086-7 -
titular: Rosane Almada da Silva
-QRCode -  Aponte a camera
do seu app do BANCO
para nosso QR code abaixo:
 
 
 
Opção: PIX, Depósito
em banco ou QRCode
envie-nos comprovante
por e-mail ou por whatsapp:
*[email protected] ;  
*17-35129014
 

Paz e Bem!
Ana
   

 

veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Peregrinando ao santuário do presépio
26 de novembro de 2022

Peregrinando ao santuário do presépio 
Pedagogia dezembro 2022


A espiritualidade do Tempo do Natal, nas propostas celebrativas do SAL, neste ano de 2022, é iluminada pelo tema da peregrinação. Diferentes peregrinações se dirigem ao encontro do Senhor na gruta de Belém. Diante de tal evidência, estamos propondo a pedagogia mistagógica para as celebrações de dezembro 2022 com a espiritualidade do peregrino e da peregrinação.

 

O Tempo do Natal inicia-se no primeiro Domingo do Advento e conclui-se com a festa do Batismo de Jesus. Por isso, todas as celebrações do Tempo Natalino, do mês de dezembro e aquelas celebradas em janeiro, terão a mesma pedagogia peregrinante.

 

A motivação considera que Jesus foi peregrino e ensinou seus discípulos a não estacionarem a vida em portos ou em estações de parada. Quando se conhece o santuário, a peregrinação é sempre uma alegria, ainda mais quando a estrela guia indica que estamos perto e próximos para nos encontrar com o Senhor (Mt 10,2).

 

Peregrinação, na nossa cultura cristã, é a disposição de ser colocar a caminho rumo ao santuário. Todo santuário é uma meta de peregrinação, um local onde é possível entrar em contato com o sagrado; com a santidade divina. A pedagogia mistagógica do SAL coloca os celebrantes em peregrinação espiritual rumo ao santuário do presépio, onde na simplicidade pobre de todo presépio, os celebrantes são envolvidos pela santidade divina do Menino Jesus.

 

Advento: tempo para peregrinar

Uma primeira atitude para se tornar peregrino, no Tempo do Natal é cultivar a virtude da vigilância, proposta no 1DTA-A. A vigilância é importante para o peregrino não se deixar conduzir em caminhos estranhos que desviam da meta do santuário, com o risco de se enveredar por caminhos estranhos e existencialmente tortuosos.

 

É sendo vigilantes, que o primeiro movimento de peregrinação e de peregrinos encontra-se no 2DTA-A: o povo peregrina ao Jordão, ao encontro de João Batista. Mas, como João Batista tem consciência que ele não é a meta da peregrinação, realiza sua missão e converte a meta da peregrinação para conduzir os peregrinos ao encontro de Jesus. A peregrinação espiritual do Advento é um caminho de conversão que conduz ao encontro de Jesus.

 

O coração do peregrino é alimentado pela virtude da alegria, anunciada e celebrada no 3DTA-A. É a Liturgia do “Domingo guadete”; Domingo da alegria. A alegria de ir ao santuário é a energia que movimenta o peregrino, principalmente quando o cansaço começa a bater. É a alegria de peregrinar ao encontro do santuário do presépio e já senti-lo próximo que reanima o ânimo espiritual para seguir em frente. Peregrinar na vida com o coração triste é cansativo.

 

No último Domingo do Advento, a proposta celebrativa do SAL, apresenta uma das cenas mais emblemáticas da espiritualidade da peregrinação: Deus se faz peregrino e se encarna no santuário da vida humana, que é o seio da mulher. Maria acolhe a missão de ser Mãe de Jesus e, logo depois, se faz peregrina da fraternidade indo servir Isabel, grávida de João Batista. Toda peregrinação que prepara o Natal acolhe a vida divina e torna fraterno o coração do peregrino.

 

Peregrinos diante do santuário do presépio

Diz-se que existem diferentes modos de caminhar. Os comerciantes caminham com os pés, os sábios caminham com os olhos, mas os peregrinos caminham com o coração — com o coração cheio da alegria da fé — buscando a meta onde se encontra a esperança de uma nova vida. É assim que a proposta celebrativa do SAL, para o Natal de Jesus Cristo, sugere preparar a celebração natalina na sua comunidade. Caminhando como peregrino, enchendo de alegria o coração dos celebrantes até chegar ao santuário do presépio.

 

A proposta celebrativa da Missa do Natal dirige o olhar dos celebrantes para o santuário do presépio, o local onde se encontram vários peregrinos. O mais importante dos peregrinos é Jesus; ele é o peregrino divino que vem ao encontro da humanidade. Lá no presépio está também a Sagrada Família, que peregrinou de Nazaré até Belém, e fez do presépio um santuário onde todos são envolvidos pela santidade divina. Para lá foram os pastores, os primeiros peregrinos atraídos pela maravilhosa iluminação da santidade presente no santuário do presépio. Depois, aparecem outros peregrinos, dos quais os mais conhecidos são os Reis Magos (Epifania).

 

É também para o presépio que a proposta celebrativa do SAL sugere conduzir os celebrantes. É do santuário do presépio, que sugerimos contemplar a diferença entre ser um migrante, que foge por ser ameaçado de morte, e de um peregrino que retorna à casa onde possa viver dignamente. É o que a proposta celebrativa do SAL apresenta na Festa da Sagrada Família.

 

Lembro que a proposta de celebração penitencial, para preparar comunitariamente o Natal conta com a mesma pedagogia mistagógica da espiritualidade do peregrino.

 

Agradecemos de coração a você que acompanhou durante todo este ano de 2022 e desejamos que alegria das celebrações do Tempo de Natal sejam fonte de bênçãos, alegria e paz para toda sua comunidade. 

Feliz Natal!

Serginho Valle 
Novembro de 2022

Download

VOLTAR