Pedagogia do Mês

01 de Agosto de 2024
Pedagogia mistagógica de agosto 2024

Pedagogia mistagógica de agosto 2024

Leia mais

Pedagogia do Mês

01 de Julho de 2024
Pedagogia mistagógica de julho 2024

Pedagogia mistagógica de julho 2024

Leia mais
  • Evangelho do Dia

    15Jul

    São Boaventura

    São Boaventura – Bispo e Doutor da Igreja 
    Memória

     

    Leituras:

    Is 1,10-17 = Lavai-vos, purificai-vos 
    Sl 49 = Eis, Senhor, o nosso sacrifício de louvor! 
    Mt 10,34—11,1 = Não vim trazer a paz, mas a espada

     

    Boaventura nasceu em Viterbo (Itália, 1218). Destacou-se pelo conhecimento da doutrina cristã e ficou conhecido pela lógica de seu pensamento. Foi considerado um dos homens mais sábios do seu tempo. Morreu no dia 15 de julho de 1274, em Lião, na França.

     

    Isaias coloca o povo diante do Deus puro e santo, e diante de si mesmo para perceber que é um povo contaminado pelo pecado. De todos os pecados, o que mais Deus abomina é o fingimento religioso: oferecem oferendas de modo piedoso, mas vivem no pecado. São Boaventura é um exemplo de quem viveu a bem-aventurança da pureza do coração. 
    (SV)

     


Celebrações do Mês

Pastoral da Liturgia

Pastoral DA Liturgia

O Curso contempla a dimensão Pastoral DA Liturgia. As celebrações litúrgicas, de todos os Sacramentos e Sacramentais, são momentos de evangelizadores. O cuidado pastoral é uma necessidade para que os celebrantes sejam evangelizados e evangelizadores.

Curso de Pastoral Litúrgica Paroquial

Pastoral Litúrgica Paroquial

O curso de PASTORAL LITÚRGICA PAROQUIAL - PLP consta de 5 módulos. É uma reflexão e uma proposta concreta de como organizar e realizar a PLP na sua comunidade paroquial.

Missal Romano

Missal Romano

As palestras sobre o Missal Romano, NÃO tratam diretamente da 3ª edição do Missal traduzido para o português. São cinco reflexões com os temas: História, Teologia, Pastoral, Espiritualidade.

Lectio Liturgica

Acompanhe o Canal de Serginho Valle no YouTube


Acesse e inscreva-se

Igreja: local reunião da comunidade

Igreja: local reunião da comunidade

Assistir
Espaço celebrativo

Espaço celebrativo

Assistir
Gestos na presidência litúrgica

Gestos na presidência litúrgica

Assistir
Posições do corpo na Liturgia

Posições do corpo na Liturgia

Assistir

Artigos Serginho Valle

13 de Julho de 2024

A celebração como fonte e cume da missão evangelizadora

A celebração como fonte e cume da missão evangelizadora O conhecido arcebispo americano Fulton Sheen (1895 – 1979), que tive a alegria de ler no tempo do noviciado, dizia... Ler mais
06 de Julho de 2024

Ecologia e Liturgia

Ecologia e Liturgia O tema da ecologia tem sido abordado sob diferentes perspectivas em nosso momento histórico. Todos nós, de algum modo, somos afetados pelas tragédias que oc... Ler mais
24 de Junho de 2024

João Batista: da fogueira à Liturgia

João Batista: da fogueira à Liturgia A Igreja dedica atenção especial àquele que foi definido por Jesus como "o maior entre os nascidos de mulher" (Mt 1... Ler mais
15 de Junho de 2024

A qualidade das celebrações na PLP

O conceito de “qualidade celebrativa” na Pastoral da Liturgia e na Pastoral Litúrgica é ainda pouco considerado em muitas comunidades paroquiais. Em outro artigo, intitulado ... Ler mais
VER TODOS ARTIGOS

Depoimentos

Pe. Jair

O Serviço de Animação Litúrgica vem prestando, para nossa equipe de liturgia, excelentes reflexões bem atualizadas. São verdadeiras hermenêuticas que facilitam a compreensão de uma teologia encarnada na realidade atual.
Parabens! Abraços! 

Pe. Ilmo Dick Barra Velha-SC

Uso O SAL há muitos anos, desde o lançamento. Em todas as Paróquias onde trabalhei as Equipes de Liturgia o usaram como subsídio para a preparação das liturgias e a formação litúrgica. Excelentes formações, sempre muito bem fundamentadas e com uma característica que poucos subsídios oferecem: um perfil único que perpassa toda liturgia, onde as orações, cânticos, preces e liturgia da Palavra estão bem casadas. Parabéns

Vilmara de Fátima Bressanin- Coord.da Equipe de Liturgia da Paróquia N.S. Aparecida

Faz mais de 15 anos que utilizo as propostas do Sal. Só tenho que parabenizar por este trabalho que tanto nos ajuda na preparação de nossas liturgias. O subsídio do Sal nos ajuda a rezar bem a missa antes de prepará-las.
Tem conteúdo perfeito. Ajuda na preparação, na reflexão das leituras, nas músicas, no espaço celebrativo, enfim, que Deus abençoe que vocês continuem com esse trabalho de evangelização que muito colabora com as equipes de liturgia das paróquias, ou até mesmo para uso pessoal. Além da liturgias mensais, tem a reflexão do dia, canal youtube que é um valoroso serviço de evangelização também.
 
Parabéns Serginho Valle e sua equipe. Deus os abençoe e que vocês continuem com esse trabalho de levar o Evangelho para muitas pessoas, colaborando para uma igreja sinodal, fraterna e solidária.
 
Abraço fraterno a equipe da SAL.  
  
 
 
 

Pe. Carlos Bartbosa

Reflexões que nos ajudam a fazer uma boa homilia