Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
[email protected]


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
QUEM SOMOS   |   ARTIGOS SERGINHO VALLE   |   PEDAGOGIA DO MÊS   |   DIRETÓRIO LITÚRGICO   |   DEPOIMENTOS   |   FALE CONOSCO
 
 

XXIII - 2023

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

Avisos

MAIO DE 2023

Comunicamos que :

As propostas de MAIO/23 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
NO SISTEMA. 
 
Para renovar, fazer nova assinatura ou pedidos avulsos
clique em um dos links, lembrando que, se já for cliente, adicione
código de acesso junto ao NOME.
 
 
ASSINATURA ANUAL:
 
ASSINATURA SEMESTRAL : 
 

PROPOSTA AVULSA (UMA): 
Clique aqui

PROPOSTA (DOIS 1ºs DOMINGOS):
Clique aqui

PROPOSTAS (DOIS UTMS DOMINGOS): 
Clique aqui

Ou

FAÇA PEDIDO POR PIX,  DEPÓSITO TRADICIONAL, QR code:

- Número PIX: 44359918968;
- DEPÓSITO TRADICIONAL: 
Bradesco: ag 0023; cc 0131805-5
titular: Sergio Francisco Valle
Brasil: ag 0076-0 ; cc 9086-7 -
titular: Rosane Almada da Silva
-QRCode -  Aponte a camera
do seu app do BANCO
para nosso QR code abaixo:
 
 
 
Opção: PIX, Depósito
em banco ou QRCode
envie-nos comprovante
por e-mail ou por whatsapp:
*[email protected] ;  
*17-35129014
 

Paz e Bem!
Ana
   

 

veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Um grande tempo para a Epifania
27 de dezembro de 2013

 Um grande tempo para a Epifania 
Um tempo e um novo caminho se abre diante de nós. Por isso, antes de mais nada, desejo a todos, votos de feliz ano novo, para que 2014 seja abençoado e repleto das bênçãos divinas. Este é o primeiro sentimento que também a Liturgia expressa quando celebra a Mãe de Deus, invocando na 1ª leitura a bênção divina para todo o povo, na certeza que Deus iluminará nossos passos neste novo ano. De fato, A Palavra da Solenidade da Mãe de Deus propõe-se considerar, além da teologia e espiritualidade litúrgica do Mistério celebrado, o contexto do Ano Novo, que se inicia com a intercessão pela paz no mundo inteiro, na luz da fraternidade cristã. Por isso, nossa proposta celebrativa tem a finalidade de ajudar os celebrantes a refletirem como a bênção divina é a pessoa de Jesus Cristo em suas vidas. Isto é possível, graças a disponibilidade de Maria, a Mãe de Deus. O melhor modo de participar dessa bênção, dirá São Paulo, é tornando-nos filhos e filhas de Deus (2L).

 
Um tempo epifânico
Do ponto de vista litúrgico, Janeiro é um mês epifânico. Como sabemos, a Epifania é a manifestação divina no mundo e, como diz a Teologia Litúrgica Oriental, toda celebração é epifania divina no meio dos homens. As celebrações de Janeiro facilitam esta compreensão, porque nos ajudam a perceber como Jesus é apresentado e manifestado ao mundo e aos homens. O primeiro momento encontra-se na Solenidade Epifania, com a profissão de fé dos Reis Magos: “Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo!” Deus se manifesta iluminado e convida todos os povos à adoração, quer dizer, não à idolatria, mas sim ao Deus verdadeiro.
 
Assim, a Solenidade da Epifania é convite a abandonar os ídolos e a construir uma nova sociedade, completamente iluminada pela luz divina. Em Jesus, a partir do Natal, isto deixou de ser desejo e se tornou realidade, porque a luz divina veio habitar entre nós e se manifestou em nossa carne. A grande mensagem da Epifania é que toda humanidade pode se iluminar nesta luz. Neste sentido, a celebração convida todos os homens e mulheres da terra a se iluminarem  com a luz da glória divina, permitindo que a luz de Deus seja acesa em seus corações, para que o desejo da paz, da alegria e da felicidade de viver na partilha fraterna torne-se realidade.
 
Também a celebração da Festa do Batismo do Senhor entra no contexto da celebração epifânica, contando com a apresentação de Jesus feita pelo próprio Pai: “Eis meu Filho muito amado, escutai-o todos vós!” Jesus é manifestado (epifania) pelo Pai como seu Filho e como seu servo. O Servo de Javé é escolhido especialmente por Deus para uma missão que o próprio Deus deveria realizar na terra. O Servo de Javé e sua missão, descritos por Isaias, realiza-se plenamente em Jesus, o Filho amado de Deus, com início no dia de seu Batismo. Disto se deduz que a celebração deste Domingo tem o compromisso de conduzir os celebrantes ao contato com a missão que vem do Batismo, a partir do projeto missionário e testemunhal do Batismo de Jesus. Configurados a Jesus, no Batismo, o cristão assume a mesma dinâmica e a mesma proposta existencial do Mestre.
 
 
Epifania no início do Tempo Comum
A manifestação, ou a epifania de Jesus continua no início do Tempo Comum, com a apresentação de Jesus, pelo maior de todos os profetas, João Batista, mostrando Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Desta forma, João Batista introduz Jesus na missão profética do Servo de Javé, aquele que tem a vocação de, pelo sacrifício, se tornar “cordeiro”, oferta pascal. A vocação profética do "Servo de Javé" realiza-se plenamente em Jesus Cristo, que trouxe para a terra e para toda a humanidade o projeto divino, a Salvação. A mesma vocação continua convocando os batizados e batizadas a se empenharem a favor do projeto divino. É uma celebração para se destacar a importância do projeto divino e ajudar os celebrantes a acolher este projeto, para o bem da Igreja, para o bem de toda a terra e de toda a humanidade. Uma celebração, igualmente, para favorecer a vocação profética em cada celebrante.
 
A conclusão de todas estas celebrações epifânicas, realizadas em Janeiro, retoma o tema da luz, que pode ser resumido na seguinte frase: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz!” É a profecia de Isaias que se realiza em Jesus, porque ele é a luz do mundo e trouxe o seu Evangelho para iluminar a terra com a luz divina. Todos que se fazem discípulos e discípulas de Jesus tornam-se evangelizadores, quer dizer, iluminadores da terra com a luz divina. É pela evangelização, que o grande sonho humano coincide com o sonho divino de acender a luz do Evangelho para iluminar os corações de homens e mulheres, propondo a iluminação divina para a vida pessoal e caminhos de fraternidade, no relacionamento social.
 
Conclusão
Uma vez que Jesus é apresentado de diversos modos, cabe a nós, seus discípulos e discípulas, nos dispor ao seu seguimento, para que nossa vida também seja um testemunho epifânico da presença divina entre, pela vivência do Evangelho.
                                                                                                                                                                                      (Serginho Valle)
 
Download
Tags: Epifania, Jesus Luz do mundo, VOLTAR