Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
[email protected]


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
QUEM SOMOS   |   ARTIGOS SERGINHO VALLE   |   PEDAGOGIA DO MÊS   |   DIRETÓRIO LITÚRGICO   |   DEPOIMENTOS   |   FALE CONOSCO
 
 

XXIII - 2023

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

Avisos

MAIO DE 2023

Comunicamos que :

As propostas de MAIO/23 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
NO SISTEMA. 
 
Para renovar, fazer nova assinatura ou pedidos avulsos
clique em um dos links, lembrando que, se já for cliente, adicione
código de acesso junto ao NOME.
 
 
ASSINATURA ANUAL:
 
ASSINATURA SEMESTRAL : 
 

PROPOSTA AVULSA (UMA): 
Clique aqui

PROPOSTA (DOIS 1ºs DOMINGOS):
Clique aqui

PROPOSTAS (DOIS UTMS DOMINGOS): 
Clique aqui

Ou

FAÇA PEDIDO POR PIX,  DEPÓSITO TRADICIONAL, QR code:

- Número PIX: 44359918968;
- DEPÓSITO TRADICIONAL: 
Bradesco: ag 0023; cc 0131805-5
titular: Sergio Francisco Valle
Brasil: ag 0076-0 ; cc 9086-7 -
titular: Rosane Almada da Silva
-QRCode -  Aponte a camera
do seu app do BANCO
para nosso QR code abaixo:
 
 
 
Opção: PIX, Depósito
em banco ou QRCode
envie-nos comprovante
por e-mail ou por whatsapp:
*[email protected] ;  
*17-35129014
 

Paz e Bem!
Ana
   

 

veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
A fé celebrada e a fé vivenciada
26 de setembro de 2013

Duas tradições, uma popular e outra pastoral, marcam o mês de outubro. A tradição popular trata o mês de outubro como “Mês do Rosário”, em comemoração aNossa Senhora do Rosário, celebrado no dia 7 de outubro. Já a tradição pastoral, chama outubro de “Mês Missionário”, em comemoração à grande missionária, sem nunca ter deixado seu convento, Santa Teresinha do Menino Jesus, no dia 1º de outubro. No passar dos tempos, os dois se juntaram e foi se formado o chamado “Terço Missionário”. 

Falando em terço, não podemos deixar de lembrar que neste mês de outubro celebramos a nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. Como todos os anos, inspiramo-nos no tema da novena de Nossa Senhora Aparecida para preparar a celebração da padroeira. O tema deste ano, “Com Maria, seguimos Jesus, nossa luz”, aponta para o discipulado, reconhecendo que Jesus é a luz e seu seguimento fará com que o discípulo e discípula sejam luzes no mundo pelo testemunho evangelizador (Mt 5,14). Inspirando-se no tema da Novena da Padroeira, proposta pelo Santuário Nacional, e no contexto do “Ano da Fé”, estamos sugerindo uma celebração que reavive a fé em Jesus, convidando os celebrantes a serem discípulos e discípulas de Jesus, para caminhar à luz do Evangelho. 

A força da fé 
Do ponto de vista pedagógico litúrgico, as celebrações de outubro conduzirão os celebrantes a refletir sobre sua fé. Enquanto celebrantes, teremos momentos de profunda reflexão e de grandes súplicas para interceder o dom da fé, como acontece já no primeiro Domingo de outubro (27DTC-C), quando os Apóstolos intercedem a Jesus o dom da Fé: “Senhor, aumenta nossa fé!”. Uma súplica que faz sentido, principalmente se considerarmos a agressividade violenta que mata e de tantas injustiças, o fiel poderá sentir-se inadequado ao colocar sua força na fé. Isto é desmentido na profecia de Habacuc, na autenticidade da fé proposta por Jesus e no incentivo de Paulo para reavivar a fé no Evangelho. No contexto do “Ano da Fé”, a celebração deste 27DTC-C é totalmente iluminado pela autenticidade da fé como alimento e como força diante das provações, provocações e desafios que a sociedade atual apresenta ao fiel.  

Também nos momentos de sofrimento, de dor, o fiel não deixa de invocar a Deus com suas preces, para ser atendido em meio aos sofrimentos humanos. É o que celebramos contemplando a fé dos 10 leprosos (28DTC-C) e, mais ainda, admirando-nos com Jesus da fé daquele que teve a coragem de voltar para agradecer. Por isso, no 28DTC-C, nossa proposta reflete a fé a partir da “cura”, considerando a cura de Naamã (1L) e a cura dos 10 leprosos (E). Fé e cura são duas realidades religiosas que sempre caminham juntas, agindo principalmente no cotidiano da vida, através da simplicidade proposta por Deus. Esta é a iluminação que estamos propondo para o contexto celebrativo deste Domingo. 

Fé e oração 
Outra luz que invadirá as celebrações de outubro é aquela da oração (29DTC-C). Onde encontrar forças para superar tantas dificuldades como a luta contra os amalecitas? Pergunta o fiel diante dos ataques inimigos ao Povo de Deus (1L). Como viver na justiça onde imperam injustiças? Como atuar a missão da Igreja sem a oração e o testemunho vivo da Palavra? As respostas destas, e de tantas outras perguntas, encontram-se na oração perseverante. A oração é mais que um elemento importante na vida cristã, é um alimento espiritual, um modo de entrar em contato com Deus e, mais que isso, de estar envolvido pela proteção divina e pela sua presença em todos os momentos da vida. Este fato ficará ainda mais evidente na celebração do 30DTC-C, quando Deus garante que a oração do humilde atravessa as nuvens. O pobre e o simples podem confiar na oração que elevam a Deus, porque o Senhor tem os olhos e os ouvidos atentos às suas súplicas. A única oração que não alcança os ouvidos divinos é aquela que nasce do coração orgulhoso e preconceituoso, como ouviremos no Evangelho do 30DTC-C. Nesse sentido, estamos propondo uma celebração enfocada na importância da oração pessoal para a vida cristã. Esta oração consiste em buscar diariamente a Deus com o coração humilde e reconhecendo-se necessitado da proteção divina em todos os momentos da vida. 

Conclusão 
Como dito no início de nossa reflexão, as celebrações dominicais de outubro são todas elas iluminadas com a luz da fé e, evidentemente, com tonalidades diferentes da fé na vida cotidiana de cada discípulo e discípula de Jesus.

Serginho Valle

 

Download
Tags: Nossa Senhora Aparecida, , cura, oração VOLTAR