Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
liturgia@liturgia.pro.br


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
PÁGINA INICIAL  |  QUEM SOMOS  |  ARTIGOS SERGINHO VALLE  |  PEDAGOGIA DO MÊS  |  DIRETÓRIO LITÚRGICO  |  FALE CONOSCO
 
 

XXI - 2021

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

E-book's

Pastoral Lit├║rgica, uma proposta um caminho

Para adquirir este ou outros e-book's, acesse a central do assinante e faça o seu pedido

Avisos

PROPOSTAS NOVEMBRO DE 2021

 

Comunicamos que 

As propostas de
NOVEMBRO/21 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO SISTEMA.
 
Se não estiver conseguido acesso é possível que sua assinatura tenha expirado. Fale conosco!!
 
Estamos operando com nova plataforma para BOLETO/CARTÃO: ASAAS. 
 
Temos também a transferencia por PIX.
 
Número PIX: CPF 443.599.189-68.
 
Ou aponte a camera do seu app do BANCO para nosso QR code abaixo:
 
 
QRCode Pix Sal
 
Não esqueça de avisar por e-mail liturgia@liturgia.pro.br 
quando optar pelo QR code. Neste caso, informe seu código de asssinante e seu banco. Qualquer dúvida comunique!
Att.
Ana
Whatsapp 17-35129014
veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Advento e Natal
22 de novembro de 2014

Caminhar nos caminhos do mundo ao encontro de Jesus

Dezembro é um mês muito dinâmico para os ministros da Pastoral Litúrgica da comunidade. Muitas são as celebrações a serem preparadas e um clima de festa, dada a expectativa do Natal, permeia todo o tempo do último mês do ano de 2014, seja na comunidade seja na sociedade em geral. Um clima, como dizia, feito de expectativa e de muita esperança, graças às celebrações do Advento, com a dupla espera das vindas do Senhor, aquela 2ª vinda, que acontecerá no final dos tempos e, aquela da 1ª vinda, que já aconteceu e que celebramos no Natal.

 
Vinda do Senhor
A Igreja, no tempo do Advento, inicialmente conduz os celebrantes a se prepararem para o encontro com o Senhor, que virá num dia que não conhecemos, historicamente falando. A celebração do 2º Domingo do Advento se caracteriza pela espera do Senhor, em sua 2ª vinda, como expresso claramente na 2ª leitura da celebração. A condição para o encontro acontecer consiste em se dedicar a preparar os caminhos para que a vida humana e a vida divina caminhem no mesmo compasso e na mesma estrada. Caminhos e estradas diferentes promovem descompassos e desencontros.
Se no 2º Domingo do Advento, deste Ano Litúrgico B, João Batista propõe um caminho de encontro, no 3º Domingo do Advento — Domingo da alegria — João Batista volta à celebração deste não só para exortar à conversão, mas para falar sobre uma identidade, que deverá vir e que agirá com a força do Espírito Santo de Deus no meio do povo: Jesus Cristo. O clima deste 3º Domingo do Advento não é pesado e nem feito de cobranças, porque a principal característica deste Domingo é a alegria. A alegria espiritual, mais especificamente, e sua importância na vida cristã, propondo viver em todos os momentos da vida o acolhimento de Deus, para que nossa alegria seja completa, como deseja e afirma o próprio Jesus (Cf. Jo 15,11).
 
Acolhimento do Senhor no Natal
            Caminhar para se encontrar com o Senhor. Esta é a proposta da Liturgia para os três primeiros Domingos do Advento. Depois de fazer este caminho, a Liturgia apresenta Maria Santíssima, a Mãe grávida de Jesus, no 4º Domingo do Advento, como modelo de quem caminhou nas estradas de Deus e se fez serva do Altíssimo, aproximando assim de modo muito peculiar os celebrantes do Mistério do Natal de Jesus Cristo.
A pretensão humana de construir o Reino divino, da parte de Davi, é desfeita pelo próprio Deus, pois ele mesmo se dispõe a construir um novo Templo e estabelece um novo trono na pessoa de Jesus Cristo. Maria é a humanidade acolhedora do projeto divino, oferecendo seu corpo e sua vida para que obra divina se realize na terra. Esta realização acontece na celebração do Natal, que todos os anos é atualizado graças à dimensão memorial da Liturgia.
            Eis que nasceu para vós o Salvador! Seu nome é Jesus! Eis a grande proclamação do Natal do Senhor e o centro do Natal do Senhor: o nascimento de Jesus Cristo. Mesmo conhecendo a mensagem do Natal cristão, a Igreja se alegra e exulta individualmente no coração de cada um de seus filhos e filhas, porque são destinatários de uma grande e feliz notícia: Jesus nasce para nos salvar. É necessário, pois, entrar no Mistério do Natal e é preciso ajudar nossos celebrantes a encontrar a alegria espiritual que canta a “Noite Feliz” dentro de nossos corações, para que o Natal seja repleto da espiritualidade da alegria.
 
A bênção da família
Por fim, a última celebração dominical do ano é dedicada à família, celebrando o Mistério da Salvação considerando o exemplo e o modelo de todas as famílias humanas: a Sagrada Família. Ao abençoar a família de Abraão, Deus se dispõe a regenerar o mundo a partir da família. Ao nascer de uma família humana, a bênção divina torna-se hóspede e convive com as famílias que acolhem Deus em suas casas.
O modo familiar de participar do projeto divino acontece mediante a fé e pela oferta da própria vida familiar a Deus, tornando os filhos e filhas oblação agradável a Deus. Isso nos faz compreender a importância da família para a Igreja e para o mundo, ressaltando que a Igreja se preocupa com a família porque Deus veio ao mundo nascendo de uma família e porque, na Sagrada Família, todas as famílias da terra são abençoadas e vocacionadas a construir um mundo novo e renovado.
 
Na conclusão de mais este ano,
desejamos a todos que caminharam conosco em 2014
os votos de FELIZ NATAL
e um abençoado e rico ano novo,
em 2015.
 
Deus abençoe a todos com saúde,
com alegria
e com muita paz!
 
Serginho Valle
Download

VOLTAR