Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
liturgia@liturgia.pro.br


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
PÁGINA INICIAL  |  QUEM SOMOS  |  ARTIGOS SERGINHO VALLE  |  PEDAGOGIA DO MÊS  |  DIRETÓRIO LITÚRGICO  |  FALE CONOSCO
 
 

XXI - 2021

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

E-book's

Pastoral Litúrgica, uma proposta um caminho

Para adquirir este ou outros e-book's, acesse a central do assinante e faça o seu pedido

Avisos

PROPOSTAS AGOSTO DE 2021

 Comunicamos que 

As propostas de AGOSTO/21 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO SISTEMA.
 
Se não estiver conseguido acesso é possível que sua assinatura tenha expirado. Fale conosco!!
 
Estamos operando com nova plataforma para BOLETO/CARTÃO: ASAAS. 
 
Temos também a transferencia por PIX.
 
Número PIX: 443.599.189-68.
 
Ou aponte a camera do seu app do BANCO para nosso QR code abaixo:
 
 
QRCode Pix Sal
 
Não esqueça de avisar por e-mail liturgia@liturgia.pro.br 
quando optar pelo QR code. Neste caso, informe seu código de asssinante e seu banco. Qualquer dúvida comunique!
Att.
Ana
 17-35129014
veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Pedagogia litúrgica de fevereiro 2015
27 de janeiro de 2015

PEDAGOGIA DE FEVEREIRO 2015

 
Uma vez que, neste ano, a Páscoa será celebrada com muita antecedência, fevereiro celebra e conclui a primeira parte do Tempo Comum e inicia o Tempo da Quaresma. Apesar de Tempos Litúrgicos diferentes, a conversão os une como um grande eco que ressoará em todas as celebrações de fevereiro.
 
Proposta de vida
O convite para se converter ao Senhor e seguir o Evangelho inicia-se com o modo de Jesus apresentar seu ensinamento: Um ensinamento feito com autoridade! Esta é a exclamação dos contemporâneos de Jesus, reconhecido até mesmo pelos endemoniados, que o professam como o “santo de Deus”. Além disso, Jesus é apresentado como a realização da grande promessa divina de que um profeta poderoso em palavras e obras estaria no meio do povo. Por isso, o 4º Domingo do Tempo Comum celebra a presença do Senhor Jesus entre nós como um profeta que fala com autoridade para o bem da humanidade. É uma presença digna de ser celebrada com alegria e com a disposição de quem se propõe ao seguimento do Senhor, por reconhecer que nele se encontra o sentido da vida e a alegria de viver (5DTC-B).
 
Converter-se e reconhecer que Jesus vem como ajuda do alto para aliviar nossos sofrimentos. Este é o pensamento que percorre a celebração do 5º Domingo do Tempo Comum - B. Na Palavra deste Domingo, a humanidade representada em Jó, encontra alívio e cura na pessoa de Jesus. De onde, ser esta uma celebração para favorecer nos celebrantes a percepção de que o sentido da vida tem início num coração humilde e simples, capaz de acolher a vontade divina. Ambas, simplicidade e humildade, são igualmente importantes para se poder evangelizar em todas as aldeias existenciais e propor, pela evangelização, a cura dos males, físicos e espirituais, pela misericórdia divina, manifestada em e por Jesus Cristo. Entende-se porque o evangelista relata que de toda parte, vinham procurar Jesus (6DTC-B), pois nele a vida ganha um sentido novo e os males existenciais podem ser curados pela explosão da vida nova.
 
 
Ante-sala da Quaresma
A celebração do 6º Domingo, a última da primeira parte do Tempo Comum, serve de ante-sala para introduzir os celebrantes no tempo da Quaresma, que terá início na quarta-feira de cinzas, dois dias depois. É uma celebração que tende a criar nos corações dos celebrantes o sentimento de compaixão, igual ao de Jesus, para com tantos irmãos e irmãs que vivem excluídos da vida, quais leprosos do tempo de Jesus. É a visibilidade da “cultura do descartável” presente em nossos tempos que precisa ser vencida com a força da “cultura do encontro” e da solidariedade.
 
É com este pensamento que a Liturgia introduz os celebrantes no tempo da Quaresma com o tão conhecido “convertei-vos e crede no Evangelho!”. E, como acontece em toda Quaresma, somos desafiados em nosso modo de viver, provocando-nos com propostas de vida que nada tem a ver com culturas cultivadas atualmente na sociedade. Por isso, a Quaresma é um tempo especial, no qual somos desafiados pela Palavra de Deus a criar uma sociedade nova e sempre renovada. O melhor modo para acolher os desafios quaresmais é tornando-nos atentos e abertos ao acolhimento da Palavra de Deus.
 
O 1º Domingo da Quaresma – B, mais especificamente, apresenta o projeto divino com a necessidade de formar um povo novo, fundamentado no projeto do Reino, que exige a purificação da sociedade e a conversão pessoal e social. Converter-se para caminhar nos caminhos de Deus iluminando-se e inspirando-se com a luz do Evangelho. É a proposta para se iniciar o caminho quaresmal, iluminando-se na Palavra de Deus, que convoca a formar um novo povo, capaz de viver de acordo com os princípios do projeto divino, para que a sociedade seja mais fraterna e construtora da paz, como pede a Campanha da Fraternidade 2015.
(Serginho Valle)
 
 
Download
Tags: conversão , Reino de Deus, cura, profecia

VOLTAR