Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
liturgia@liturgia.pro.br


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
PÁGINA INICIAL  |  QUEM SOMOS  |  ARTIGOS SERGINHO VALLE  |  PEDAGOGIA DO MÊS  |  DIRETÓRIO LITÚRGICO  |  FALE CONOSCO
 
 

XXI - 2021

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

E-book's

Pastoral LitĂşrgica, uma proposta um caminho

Para adquirir este ou outros e-book's, acesse a central do assinante e faça o seu pedido

Avisos

PROPOSTAS SETEMBRO DE 2021

 Comunicamos que 

As propostas de SETEMBRO/21 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO SISTEMA.
 
Se não estiver conseguido acesso é possível que sua assinatura tenha expirado. Fale conosco!!
 
Estamos operando com nova plataforma para BOLETO/CARTÃO: ASAAS. 
 
Temos também a transferencia por PIX.
 
Número PIX: CPF 443.599.189-68.
 
Ou aponte a camera do seu app do BANCO para nosso QR code abaixo:
 
 
QRCode Pix Sal
 
Não esqueça de avisar por e-mail liturgia@liturgia.pro.br 
quando optar pelo QR code. Neste caso, informe seu código de asssinante e seu banco. Qualquer dúvida comunique!
Att.
Ana
 17-35129014
veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Liturgia Paroquial, fonte da fé
28 de julho de 2018
Liturgia paroquial, fonte da fé
 
No contexto da Pastoral Litúrgica, como nos propusemos refletir durante este ano, aqui no espaço da Pedagogia Litúrgica, a Liturgia Paroquial é uma das principais fontes da fé. Vale lembrar que para muitos católicos, a Liturgia é a única fonte nutricional da fé. Uma das funções pastorais, dentre as mais importantes de uma paróquia, é transmitir a fé às novas gerações e alimentar a fé de todos que convivem no território paroquial. Isso acontece com vários meios, como a catequese, cursos, encontros de formação, pastorais, etc... Dentre estas, considero a Liturgia como uma das mais importantes fontes nutricionais da fé. Como a Pastoral Litúrgica Paroquial lida, ou tem consciência, desta importante função é uma das finalidades da minha reflexão.
 
Liturgia paroquial sem departamentos
            Sendo a transmissão da fé uma atividade primordial da Igreja, pode-se entender que a paróquia vive em crise quando perde sua função geradora e nutricional da fé. Uma paróquia que se perde na burocracia de documentos ou na preocupação exagerada — muitas vezes pressionada pelo departamento financeiro da Diocese — das finanças, deixa de ser comunidade de fé e se transforma em empresa. Neste caso, segue, infelizmente, o mesmo princípio das igrejas comerciais, que usam a fé como fonte de lucro. A crise paroquial, em todos os níveis (podem crer nisso) consiste em se tornar estéril ao transmitir a fé; uma comunidade cristã não sobrevive, nem na área espiritual, pastoral, organizacional se negligencia a transmissão e a nutrição da fé.
            A paróquia, em nossos tempos, continua sendo um local decisivo para o cristianismo. Nela, diferentes gerações convivem e partilham a mesma fé em espaços, com palavras, em atividades e nas celebrações litúrgicas. Estabelecer celebrações litúrgicas por faixa etária — missas de jovens, missa de idosos —, como se fossem departamentos diferentes da mesma vida, é correr o risco de colocar a perder a partilha da fé entre gerações também no modo de celebrar. A paróquia é uma comunidade que celebra suas Liturgias acolhendo a todos, até mesmo as crianças menores que, vez por outra, se inquietam e correm pelos corredores.
            Um serviço da Pastoral Litúrgica Paroquial consiste em favorecer essa congregação de todas as idades para celebrar juntos e juntos partilhar a mesma fé, juntos rezar a mesma fé para juntos vivê-la, caminhando nas estradas de Jesus traçadas na comunidade onde se vive.
 
Celebração da fé na vida
            Outro serviço muito característico da Pastoral Litúrgica Paroquial é aquele de celebrar a fé em todas as estações existenciais. Naquela do florescer, acolhendo os recém-nascidos no Batismo, naquelas de decisão pelo discipulado, como no Sacramento da Crisma, e naquelas celebrações que definem o caminho vocacional, seja matrimonial seja consagrando-se ao serviço do Reino. Celebrar igualmente os momentos que os passos tornam-se mais vagarosos ou dolorosos, como na velhice ou na doença, até o momento derradeiro. Em resumo, a fé é celebrada em todos os momentos no contexto territorial, espiritual e solidário de uma paróquia. É em tal contexto que a Pastoral Litúrgica Paroquial exerce seu serviço.
            Uma coisinha a mais que gostaria de considerar: a educação na fé para se caminhar na “estrada de Jesus”, na estrada do discipulado. É onde a Pastoral Litúrgica Paroquial torna-se pedagoga da fé em suas celebrações, sem transformá-las em cursos de catequese e nem a igreja em sala de palestras. A dinâmica celebrativa é, em si mesma, pedagógica, altamente capaz de ensinar como viver a fé e como se nutrir da fé, como falar da fé pela arte, pela cenografia celebrativa, pela comunicação visual, oral... com tudo, enfim, que compõem e forma a linguagem celebrativa. A arte de celebrar a fé exige que a dinâmica da criatividade conheça profundamente o modo comunicativo com a qual a celebração se realiza.
 
Concluindo
            O trabalho de uma Pastoral Litúrgica Paroquial não consiste, como tantas e tantas vezes tenho repetido, em organizar listas para funções em celebrações. É muito mais e bem mais que isso. É uma atividade que considera a fé a ser celebrada como caminho, como pedagogia, como partilha... sempre iluminada pelo aprendizado da fé, pela nutrição da fé, pela transmissão da fé.
Serginho Valle
Julho de 2018

  

Download
Tags: fé, Pastoral Litúrgica Paroquial, liturgia e fé

VOLTAR