Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
[email protected]


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
QUEM SOMOS   |   ARTIGOS SERGINHO VALLE   |   PEDAGOGIA DO MÊS   |   DIRETÓRIO LITÚRGICO   |   DEPOIMENTOS   |   FALE CONOSCO
 
 

XXIII - 2023

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

Avisos

MAIO DE 2023

Comunicamos que :

As propostas de MAIO/23 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
NO SISTEMA. 
 
Para renovar, fazer nova assinatura ou pedidos avulsos
clique em um dos links, lembrando que, se já for cliente, adicione
código de acesso junto ao NOME.
 
 
ASSINATURA ANUAL:
 
ASSINATURA SEMESTRAL : 
 

PROPOSTA AVULSA (UMA): 
Clique aqui

PROPOSTA (DOIS 1ºs DOMINGOS):
Clique aqui

PROPOSTAS (DOIS UTMS DOMINGOS): 
Clique aqui

Ou

FAÇA PEDIDO POR PIX,  DEPÓSITO TRADICIONAL, QR code:

- Número PIX: 44359918968;
- DEPÓSITO TRADICIONAL: 
Bradesco: ag 0023; cc 0131805-5
titular: Sergio Francisco Valle
Brasil: ag 0076-0 ; cc 9086-7 -
titular: Rosane Almada da Silva
-QRCode -  Aponte a camera
do seu app do BANCO
para nosso QR code abaixo:
 
 
 
Opção: PIX, Depósito
em banco ou QRCode
envie-nos comprovante
por e-mail ou por whatsapp:
*[email protected] ;  
*17-35129014
 

Paz e Bem!
Ana
   

 

veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Espiritualidade ativa
25 de maio de 2019

 Espiritualidade ativa

 
A pedagogia litúrgica do mês junho de 2019 oferece uma proposta que contempla a espiritualidade contemplativa e a espiritualidade ativa. Na sequência das datas celebrativas, a proposta ativa precede aquela contemplativa, favorecendo assim a compreensão da interligação entre os dois momentos espirituais: da contemplação para a ação e vice-versa. É uma pedagogia que oferece às nossas equipes de celebrações a oportunidade para reconhecerem que a espiritualidade evangélica nunca aquieta; sempre inquieta.
 
Da ação para a contemplação
            Nosso primeiro movimento chama atenção para a dinâmica da espiritualidade presente no processo evangelizador. É a espiritualidade ativa de quem acolhe o kerigma da Ressurreição de Jesus e se dispõe a ser missionário e evangelizador (Ascensão). Evangelizar com palavras, pela pregação, com depoimentos, com argumentos... e evangelizar com o testemunho existencial próprio de um discípulo de Jesus.
            A condição para se viver esta espiritualidade dinâmica — porque só evangeliza quem cultiva a espiritualidade do Evangelho em sua vida — é obra do Espírito Santo (Pentecostes). É o Espírito de Deus que abre as portas de tantos cenáculos que escondem cristãos para colocá-los em confronto com a realidade existencial do mundo, não em vista da uniformidade quanto a um determinado modo de viver, mas para viver na unidade como proposto por Jesus, no Evangelho. A espiritualidade do evangelizador respeita as diferenças porque entende que o Espírito de Deus anuncia o Evangelho na variedade das línguas e de linguagens (Pentecostes).
            Ainda no processo da espiritualidade ativa, o destaque para outras duas celebrações deste mês de junho 2019. Na celebração de Corpus Christi, a Eucaristia deve ser considerada a fonte do testemunho evangelizador e, ao mesmo tempo, local onde acontece e se renova o compromisso de cada celebrante com o projeto evangelizador do Reino de Deus. Noutra celebração, a Liturgia propõe o exemplo de São Pedro e São Paulo como discípulos de Jesus Cristo que entregaram suas vidas em sacrifício pelo Evangelho. É o grau máximo, podemos dizer, da oblação de um discípulo e discípula de Jesus.
 
 
Contemplação: fonte espiritual da ação
            O que parece um caminho inverso, do contemplar para o agir, na realidade é, na grande maioria dos casos, o processo natural, no caminho da espiritualidade cristã: primeiro se parte para a atividade e depois se conhece a contemplação. Aprende-se, por exemplo, a entrar em contato com Deus contemplando a criação (Santíssima Trindade), contemplando o Coração divino do Bom Pastor, de quem se aprende a dinâmica de ir ao encontro da ovelha perdida para reconduzi-la a prados verdejantes da vida plena (Sagrado Coração de Jesus). A dinâmica evangelizadora sempre conduz a contemplar a face de Jesus para conhecer quem é Jesus na vida pessoal (12DTC-C). Quando isso não acontece corre-se o risco do ativismo. Disso a necessidade da contemplação, que é o conhecimento não pela razão mas pela convivência com o Mistério Divino.
            É pela dinâmica da espiritualidade contemplativa, que inclui neste caso a meditação, que se ingressa no caminho do discipulado (Santíssima Trindade), que se aprende a beber o amor puro na fonte do Coração divino, para que o coração do discípulo e discípula de Jesus torne-se repleto da vida divina; torne-se semelhante ao Coração divino do Mestre (Sagrado Coração de Jesus).
            Como é possível perceber, a espiritualidade é sempre dinâmica, é uma atividade que jamais aquieta quem a cultiva; sempre inquieta. A espiritualidade é um processo inquietante em quem a acolhe; especialmente se esta for a espiritualidade evangélica e evangelizadora. Quando se conhece Jesus a partir da experiência existencial — e para isso se compreende necessariamente o cultivo da espiritualidade evangélica — o discípulo e discípula compreendem que o seguimento de Jesus não lhes tira as cruzes de cada dia (12DTC-C), mas fortalece a vida para carregar o peso das cruzes pessoais, por mais pesadas que estas possam parecer.
Serginho Valle
Maio de 2019
 
Download
VOLTAR