Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
[email protected]


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
QUEM SOMOS   |   ARTIGOS SERGINHO VALLE   |   PEDAGOGIA DO MÊS   |   DIRETÓRIO LITÚRGICO   |   DEPOIMENTOS   |   FALE CONOSCO
 
 

XXIII - 2023

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

Avisos

MAIO DE 2023

Comunicamos que :

As propostas de MAIO/23 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
NO SISTEMA. 
 
Para renovar, fazer nova assinatura ou pedidos avulsos
clique em um dos links, lembrando que, se já for cliente, adicione
código de acesso junto ao NOME.
 
 
ASSINATURA ANUAL:
 
ASSINATURA SEMESTRAL : 
 

PROPOSTA AVULSA (UMA): 
Clique aqui

PROPOSTA (DOIS 1ºs DOMINGOS):
Clique aqui

PROPOSTAS (DOIS UTMS DOMINGOS): 
Clique aqui

Ou

FAÇA PEDIDO POR PIX,  DEPÓSITO TRADICIONAL, QR code:

- Número PIX: 44359918968;
- DEPÓSITO TRADICIONAL: 
Bradesco: ag 0023; cc 0131805-5
titular: Sergio Francisco Valle
Brasil: ag 0076-0 ; cc 9086-7 -
titular: Rosane Almada da Silva
-QRCode -  Aponte a camera
do seu app do BANCO
para nosso QR code abaixo:
 
 
 
Opção: PIX, Depósito
em banco ou QRCode
envie-nos comprovante
por e-mail ou por whatsapp:
*[email protected] ;  
*17-35129014
 

Paz e Bem!
Ana
   

 

veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Vocacionados por Deus
28 de dezembro de 2019

Vocacionados por Deus
Pedagogia de janeiro 2020

 
No início de um novo ano, a Liturgia faz uma proposta de vida que pode ser resumida na palavra “acolhimento”. Cada celebrante será convidado, nas celebrações que faremos no mês de janeiro, a acolher o convite divino para se tornar luz do mundo, luz para brilhar no meio da terra. Em outras palavras, para se tornar e viver como evangelizado. Quer dizer, o evangelizado é um iluminado pela luz do Evangelho.
 
Modelo de resposta vocacional
            Antes de realizar o chamado, de maneira muito pedagógica, a Liturgia propõe alguns modelos vocacionais; pessoas que foram vocacionadas e que acolheram o apelo do alto para viver fazendo a vontade divina na terra; dedicaram suas vidas ao projeto do Reino de Deus.
            A Liturgia inicia a apresentação com o exemplo da Mãe da Deus, que celebramos no 1º dia de janeiro. Maria é vocacionada para ser a Mãe do Salvador, acolhe o convite e, depois começa a refletir para entender o que significa aquele chamado. Primeiro aceita o convite, na Anunciação (Lc 1,26-38), depois reflete. Reflexão que exige silêncio, meditação e contemplação para perceber a presença divina e para responder fazendo sempre a vontade de Deus. Silenciar para meditar e conservar no coração aquilo que as palavras não conseguem explicar quando se responde ao chamado divino.
            Um segundo modelo vocacional está na figura dos Reis Magos, apresentados como peregrinos e buscadores da luz divina (Epifania). No processo de acolhimento ao chamado divino, a peregrinação é uma característica da vida cristã. Não basta ver a nova luz do Evangelho brilhando diante de nós, é preciso atitude para responder ao chamado. Tal atitude acontece quando nos tornamos caminhantes, peregrinos e buscadores da face divina.
            Por fim, o terceiro exemplo é o “Servo de Javé”, apresentado na 1ª leitura da Festa do Batismo de Jesus. O “Servo de Javé” é aquele que acolhe o chamado divino e se compromete a fazer a vontade de Deus doando a própria vida. Os evangelistas não tiveram dificuldade de identificar Jesus como o “Servo de Javé”. O modo como Jesus viveu sua vocação, relatado na 2ª leitura da Festa do Batismo de Jesus, torna-se modelo de vida para quem acolhe o chamado divino: “passou fazendo o bem”. A resposta e o compromisso com o chamado divino sugerem que passemos nossas vidas fazendo o bem.
 
Como responder ao chamado divino
            O segundo momento da pedagogia litúrgica ilumina-se nos dois primeiros Domingos do Tempo Comum quando os celebrantes são chamados, vocacionados, a acolher a vontade de Deus e responder alegremente a este chamado (2DTC-A). Não uma resposta impositiva, mas em forma de acolhida. As consequências deste chamado se manifestam por uma vida vivida no profetismo e no apostolado, não restrito ao falar, mas principalmente pelo testemunho de vida, pelo modo de viver.
            Este modo de viver sugere (3DTC-A), tanto para a comunidade como para cada cristão, assumir a atividade evangelizadora, resumida em quatro dimensões: anúncio da Boa Nova como luz do mundo, acolher a Boa Nova do Evangelho pelo discipulado, empenhar-se na restauração da vida como fazia Jesus e comprometer-se com a promoção da unidade na comunidade e na sociedade.
 
Concluindo
Celebrações que, pedagogicamente, nos colocam diante da vocação cristã como chamado divino para realizar a vontade de Deus. Celebrações indicativas que Deus não age solitariamente para que seu projeto para a vida humana, seja pessoal como social, aconteça entre nós. A vocação é chamado, é proposta, nunca exigência ou imposição. Diante do chamado somos livres em aceitar ou recusar o chamado. A pedagogia, no início do ano, coloca-nos diante do chamado divino. Como vamos reagir?
Serginho Valle
 
 
 
 
 
 
 
Download
VOLTAR