Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
[email protected]


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
QUEM SOMOS   |   ARTIGOS SERGINHO VALLE   |   PEDAGOGIA DO MÊS   |   DIRETÓRIO LITÚRGICO   |   DEPOIMENTOS   |   FALE CONOSCO
 
 

XXII - 2022

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

Avisos

PROPOSTAS DE DEZEMBRO DE 2022

Comunicamos que :

As propostas de DEZEMBRO/22 já ESTÃO DISPONÍVEIS
NO SISTEMA. 
 
Para renovar, fazer nova assinatura ou pedidos avulsos
clique em um dos links, lembrando que se já cliente, adicione
código de acesso junto ao NOME.
 
 
ASSINATURA ANUAL:
 
ASSINATURA SEMESTRAL : 
 

PROPOSTA AVULSA (UMA): 
Clique aqui

PROPOSTA (DOIS 1ºs DOMINGOS):
Clique aqui

PROPOSTAS (DOIS UTMS DOMINGOS): 
Clique aqui

CELEBRAÇÃO PENITENCIAL ADVENTO
Clique aqui

NATAL DO SENHOR
Clique aqui

Ou

FAÇA PEDIDO POR PIX,  DEPÓSITO TRADICIONAL, QR code:

- Número PIX: 44359918968;
- DEPÓSITO TRADICIONAL: 
Bradesco: ag 0023; cc 0131805-5
titular: Sergio Francisco Valle
Brasil: ag 0076-0 ; cc 9086-7 -
titular: Rosane Almada da Silva
-QRCode -  Aponte a camera
do seu app do BANCO
para nosso QR code abaixo:
 
 
 
Opção: PIX, Depósito
em banco ou QRCode
envie-nos comprovante
por e-mail ou por whatsapp:
*[email protected] ;  
*17-35129014
 

Paz e Bem!
Ana
   

 

veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Pedagogia lit├║rgica de setembro 2021
28 de agosto de 2021

Pedagogia de setembro 2021

O mês de setembro, tematizado no Brasil como "Mês da Bíblia, celebra quatro Domingos do Tempo Comum do Ano B: do 23DTC-B ao 26DTC-B. O último Domingo do mês de setembro é dedicado como “Dia Nacional da Bíblia”; é um convite para incentivar a leitura, o estudo e o aprofundamento Bíblico.
 
Do ponto de vista mistagógico, a Liturgia favorece refletir e celebrar a vida propondo como enfrentar as crises que agridem a vida de nossos tempos: com esperança, com fé e pelo serviço caridoso a favor da vida. Quem conduz tudo isso, na comunidade, é o Espírito Santo pelo carisma profético de quem vive evangelizado, no caminho do discipulado.
 
Como facilmente se percebe, o enfoque presente nas propostas celebrativas do SAL - Serviço de Animação Litúrgica das celebrações Dominicais de setembro 2021, iluminam-se nas Virtudes Teologais — fé, esperança e caridade — Esta última, a caridade, apresentada em forma de serviço. O último Domingo de setembro (26DTC-B) favorece a compreensão que o crescimento no cultivo da fé, da esperança e do serviço na caridade acontece pela ação do Espírito Santo em favor da comunidade.
 
Reagir às provações causadas pelas crises
O pano de fundo presente nas propostas celebrativas do SAL tem a ver com as crises sanitárias e sociais com as quais convivemos neste momento histórico. Crises que provocam desânimo, depressão, medos e revoltas. A Liturgia propõe superar a crise pela esperança (23DTC-B), pela fé (24DTC-B), pelo serviço (25DTC-B), pelo acolhimento do Espírito Santo, autor da unidade e da concórdia dentro da comunidade (26DTC-B).
 
No primeiro Domingo de setembro (23DTC-B) o Evangelho narra a cura de um surdo-mudo com uma ordem clara: “éfetta”, que significa “abre-se”. O povo reage vendo em Jesus um caminho de esperança, um libertador que indica sinais de esperança presentes na vida. Isto é muito claro na 1L: "Dizei às pessoas deprimidas: criai ânimo".
 
Se no 23DTC-B a Liturgia abre os ouvidos dos celebrantes para ouvir a voz divina, presente na sua Palavra, no Domingo seguinte (24DTC-B), a Liturgia pede uma atitude de fé à Palavra divina. Fé como resposta ao projeto divino, presente na Palavra. O servo sofredor (1L) é exemplo de quem responde radicalmente ao projeto divino, proposto na Palavra de Deus. Também Jesus é exemplo da radicalidade da fé no projeto divino, não aceitando a proposta de Pedro sugerindo que Jesus não se mostrasse vulnerável aceitando a morte. Em meio a tantas crises, a Liturgia fortalece a fé para não se abandonar a estrada de Jesus, o Evangelho.
 
Uma vez fortalecidos pela esperança (23DTC-B) e pela fé (24DTC-B), a Liturgia conduz os celebrantes a agir, a ter atitude. Quem crê reage e a reação, do ponto de vista do Evangelho, é pelo serviço (25DTC-B). A radicalidade da fé de Jesus o conduziu à morte, mas Jesus não morre por uma ideologia, morre por obediência ao projeto divino com fé confiante na Palavra de Deus, na esperança que Deus viria em seu socorro. E assim aconteceu. O sentido que Jesus dá à sua Paixão e Morte, completando a trilogia das virtudes teologais, é a de serviço amoroso para salvar a humanidade. Este é o grande gesto da caridade de Jesus: dar a vida para que a vida humana não morra. O serviço caridoso (25DTC-B) é testemunho de esperança (23DTC-B) e testemunho de fé (24DTC-B).
 
Três Domingos propondo como enfrentar as crises que agridem a vida de nossos tempos: com esperança, com fé e pelo serviço caridoso a favor da vida. Isto não é obra unicamente humana, mas ação do Espírito Santo que conduz a Igreja à unidade (26DTC-B). Para isso, o Espírito Santo suscita profetas para favorecer a unidade e a concórdia na Igreja e na comunidade. As divisões comunitárias, as divisões dentro da comunidade, são sintomas da ausência do Espírito divino na comunidade.
 
Conclusão
Em tempo de tantas incertezas, provocadas pela pandemia e por crises políticas que causaram milhões de mortes, as propostas celebrativas do SAL propõem celebrar a esperança para fortalecer quem vive deprimido e desanimado (23DTC-B), avivar a fé para não se deixar abater pelos reveses e provações da vida (24DTC-B), colocar-se a serviço caridoso a favor da vida, a exemplo de Jesus (25DTC-B) e abrir-se ao acolhimento do Espírito Santo (16DTC-B) para construir a unidade e a concórdia na comunidade.
 
Para conhecer as propostas celebrativas do SAL - Serviço de Animação Litúrgica, não deixe de acessar nossa página em www.liturgia.pro.br
Serginho Valle
Junho 2021
 
 
 
 
Download

VOLTAR