Serviço de Animação Litúrgica cruz WhatsApp: (17) 3512-9014
[email protected]


ATENDIMENTO
de 2ª - 6ª das 13:30 - 17:30
 
 
QUEM SOMOS   |   ARTIGOS SERGINHO VALLE   |   PEDAGOGIA DO MÊS   |   DIRETÓRIO LITÚRGICO   |   DEPOIMENTOS   |   FALE CONOSCO
 
 

XXIII - 2023

Acesso às Propostas

Renove, assine, faça seu pedido ou faça download das propostas aqui:
Esqueceu sua senha?
Clique aqui
Ainda não tem cadastro?
Clique aqui

Confirmar Pagamento

Enviar Confirmação

Avisos

JULHO DE 2023

Comunicamos que :

As propostas de JULHO/23 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
NO SISTEMA. 
 
Para renovar, fazer nova assinatura ou pedidos avulsos
clique em um dos links, lembrando que, se já for cliente, adicione
código de acesso junto ao NOME.
 
 
ASSINATURA ANUAL:
 
ASSINATURA SEMESTRAL : 
 

PROPOSTA AVULSA (UMA): 
Clique aqui

PROPOSTA (DOIS 1ºs DOMINGOS):
Clique aqui

PROPOSTAS (DOIS UTMS DOMINGOS): 
Clique aqui

Ou

FAÇA PEDIDO POR PIX,  DEPÓSITO TRADICIONAL, QR code:

- Número PIX: 44359918968;
- DEPÓSITO TRADICIONAL: 
Bradesco: ag 0023; cc 0131805-5
titular: Sergio Francisco Valle
Brasil: ag 0076-0 ; cc 9086-7 -
titular: Rosane Almada da Silva
-QRCode -  Aponte a camera
do seu app do BANCO
para nosso QR code abaixo:
 
 
 
Opção: PIX, Depósito
em banco ou QRCode
envie-nos comprovante
por e-mail ou por whatsapp:
*[email protected] ;  
*17-35129014
 

Paz e Bem!
Ana
 

 

 

veja todos

Diretório Litúrgico


Diretório Litúrgico 

O Ano Litúrgico

A Liturgia...
Leia Mais

veja todos

 

Celebrações Especiais

Missa de Bodas Matrimoniais
Leia Mais

Novena do Padroeiro
Leia Mais

Semana vocacional - Grupos
Leia Mais

Semana vocacional - Liturgia da Palavra
Leia Mais

 
Pedagogia mistag├│gica de junho 2023
19 de maio de 2023

Pedagogia mistagógica de Junho 2023

Concluído o Tempo Pascal, a Igreja retoma o Tempo Comum. O início acontece com a celebração da Solenidade da Santíssima Trindade e segue com a segunda parte do Tempo Comum. Neste 2023, a retomada inicia-se a partir da 9ª Semana do Tempo Comum. Por isso, o primeiro Domingo do Tempo Comum, na prática, vestindo-se com a cor litúrgica VERDE, é o 10DTC-A.

Esta pedagogia mistagógica considera as celebrações dominicais e as solenidades celebradas no início da segunda parte do Tempo Comum. Nas Solenidades, vamos considerar o encontro e a experiência com Deus e, nos Domingos do Tempo Comum, a pedagogia mistagógica será iluminada pela vocação na vida cristã. Facilmente se compreende que a vocação cristã nasce do encontro e da experiência de cada um com Deus.

A pedagogia mistagógica presente nas Solenidades atua como introdutora de contato com o amor divino presente nas celebrações da Santíssima Trindade, de Corpus Christi e do Sagrado Coração de Jesus. Depois, a pedagogia mistagógica dos Domingos do Tempo Comum considera como o encontro com Deus repercute na vida dos celebrantes em forma de resposta vocacional. A dimensão vocacional tem duas motivações para estar presente na retomada dos Domingos do Tempo Comum. A primeira motivação está na Palavra, vocacional, em cada um dos três Domingos celebrados em junho 2023. A segunda motivação é o Ano Vocacional proposto pela CNBB para este ano de 2023.

O encontro com Deus nas Solenidades 
Como sendo proposto, as propostas celebrativas das Solenidades caracterizam-se pelo caminho mistagógico que conduz os celebrantes ao encontro com Deus para fazer experiência de Deus. 

Na Solenidade da Santíssima Trindade, o destaque está na misericórdia divina manifestada em forma de caridade fraterna. Na celebração de Corpus Christi, o encontro com Deus é proposto pela atenção aos sinais dos tempos presentes na história. Sendo a história o espaço onde vivemos nossas vidas humanas, é na história, através dos sinais dos tempos, que podemos nos encontrar com Deus e fazer experiência de Deus. E, por fim, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o encontro com Deus acontece à medida que se plasma o Coração humano no Coração Manso e humilde de Jesus pela prática do Mandamento Novo, como proposto na 2ª leitura desta Solenidade.


Vocação, resposta vocacional e missão vocacional 
Retomando o que foi dito anteriormente, as celebrações das Solenidades e dos Domingos do Tempo Comum são confluentes. A experiência do chamado divino, na vocação cristã é resultante da experiência do encontro que cada um tem com Deus. Os mesmos temas se repetem e se explicam, em certo sentido, em todas as celebrações de junho de 2023.


O início da vocação cristã encontra-se no 10DTC-A. Jesus passa no local onde Mateus vivia a sua história existencial, encontra-se com ele e o convida a segui-lo. A vocação é um chamado divino que acontece no local onde vivemos nossa história. O segundo aspecto da vocação, presente no 11DTC-A, encontra-se na missão vocacional. O encontro pessoal com Jesus, resulta em missão. Do ponto de vista da espiritualidade vocacional, vocação e missão sempre se conjugam juntas. A proposta celebrativa do SAL para o 11DTC-A deixa claro que a missão nunca é pessoal; sempre é divina e evangelizadora. Somos vocacionados e enviados para realizar o projeto divino, na realidade histórica humana com o mesmo olhar divino.


Mesmo que tudo tenha relação com Deus — chamado e missão divinos — em toda vocação existe um componente humano que precisa ser considerado: o medo. Este componente encontra-se no 12DTC-A. Disto, o destaque para a orientação de Jesus: “não tenhais medo!” Um tema importante diante da filosofia do relativismo tão difundido em nossos dias. Assim, a pedagogia mistagógica do 12DTC-A reforça a confiança do chamado divino propondo, em lugar do relativismo, a virtude da perseverança.

Serginho Valle 
Abril de 2023

Download
VOLTAR