Natal de Jesus Cristo

25 de Dezembro de 2023


Santo Natal: Jesus Cristo nasceu em Belém!

Depois da caminhada, em forma de peregrinação espiritual que nos conduziu ao encontro do Emanuel, do Deus que está entre nós, a pedagogia litúrgica sugerida na proposta celebrativa do SAL anuncia aos celebrantes que a Boa Notícia do Emanuel se realiza plenamente no Natal de Jesus Cristo. Com a mesma dinâmica do Tempo do Advento, a pedagogia mistagógica faz compreender que o Natal é uma peregrinação espiritual ao presépio para encontrar-se com o Emanuel, o Deus que está entre nós. O Natal, em tal contexto, é um grande convite que os anjos continuam repetindo para contemplar, na pobreza do presépio e na fragilidade da criatura humana, o dom divino: um recém-nascido envolvido em faixas.


CONTEXTO CELEBRATIVO GERAL

As propostas celebrativas do mês de dezembro 2023, sugeridas pelo SAL, consideram a pedagogia mistagógica que conduz ao encontro do Emanuel, como é próprio da espiritualidade do Advento, caracterizada como espiritualidade do encontro. Cada Domingo do Tempo do Advento dá um passo ao encontro do Emanuel para se encontrar com o Deus conosco. O primeiro passo propõe a necessidade da conversão (1DTA-B), o segundo passo sugere buscar locais silenciosos para ouvir e acolher a profecia anunciando o Emanuel (2DTA-B), o terceiro passo indica a alegria espiritual causada pela expectativa do encontro com o Emanuel (3DTA-B) e, no quarto passo, o anúncio que o Emanuel encontra-se no seio da Virgem Mãe (4DTA-B).

No contexto da pedagogia mistagógica do Tempo do Natal, a espiritualidade do encontro descreve o Natal como peregrinação para encontrar-se com o Emanuel, presente na simplicidade e na ternura própria da fragilidade do recém-nascido Jesus (Natal). Peregrinar ao presépio para encontrar-se com o Emanuel (Sagrada Família) e encontrá-lo no colo da Virgem Mãe que o apresenta à humanidade (Mãe de Deus).

 

Referência para a pedagogia litúrgica do TEMPO DO NATAL 2023

Celebrações iluminadas pela mistagogia da BOA NOTÍCIA DO EMANUEL

1DTA-B = Iniciar a caminhada ao encontro do Emanuel 
2DTA-B = Caminhar ao silêncio do deserto para ouvir a voz de Deus 
3DTA-B = Alegria, porque o Emanuel já está entre nós 
4DTA-B = A morada do Emanuel: pobreza e fragilidade 
NATAL = Natal: peregrinação ao encontro do Emanuel 
Sagada Família-B = Família: morada do Emanuel 
Mãe de Deus = Maria, Mãe e profetiza silenciosa do Emanuel

 

 

ADQUIRIR PROPOSTA AVULSA