12º Domingo do TC - B

23 de Junho de 2024


Coragem; segura na mão de Deus!

Na celebração anterior (11DTC-B), refletimos sobre o processo evangelizador que gera frutos evangelizados em modo silencioso, em clima de calma, sem nenhum tipo de agitação. Agora, a pedagogia mistagógica deste 12DTC-B, em vez do silêncio propõe o ruidoso estardalhaço de um mar revoltado; em meio a tanto barulho, nos deparamos com o "sono divino". Uma cena, na qual os celebrantes são levados considerar a força divina presente na Palavra de Jesus (E), capaz de acalmar o barulho e a violência dos agressivos para fortalecer o discípulo e discípula diante de tudo aquilo que agride a dignidade da vida humana. 

A pedagogia mistagógica de junho 2024 propõe colocar os celebrantes em contato com a dignidade da vida humana. O maior respeitador da vida humana é o próprio Deus. Respeitar a vida humana, pela sua dignidade, é agir como Deus, é ter o mesmo cuidado divino diante da dignidade da vida humana. O primeiro olhar considera a dignidade da vida humana no ensinamento de Jesus, que a coloca acima de prescrições religiosas (9DTC-B). O respeito pela dignidade da vida humana acontece modelando o nosso coração humano no divino Coração de Jesus (SCJ)
Para que a dignidade da vida humana não seja arruinada pelo pecado da mentira (10DTC-B) é preciso, contínua e silenciosamente, semear sementes do Evangelho no coração de cada ser humano (11DTC-B), pois a Palavra de Deus, que consegue acalmar a violência dos mares (12DTC), tem o poder de nos tornar cultivadores da dignidade da vida humana em modo de testemunho evangelizador, como São Pedro e São Paulo.

 

Celebrações de JUNHO 2024 

9DTC - Dignidade humana acima da prescrições religiosas 
SCJ - Modelar o coração humano no Divino Coração 
10DTC - Mentira, ruína da dignidade humana 
11DTC - Semear continua e silenciosamente a semente 
12DTC - A Palavra poderosa de Deus acalma o mar 
Pedro e Paulo - Testemunho evangelizador

 

ADQUIRIR PROPOSTA AVULSA