14º Domingo do TC - B
07 de Julho de 2024
Firmeza na fé, como a rocha na tempestade
A pedagogia mistagógica propõe a necessidade da resiliência que, na religião, caracteriza-se com a virtude da “firmeza na fé”, atitude necessária em situações de rejeição a Jesus e ao Evangelho. Diante da resistência motivada pela incredulidade, capaz de impedir a manifestação divina na comunidade com sinais a favor do povo, Jesus reage com a “firmeza na fé” e não se deixa abater. A atitude de Jesus conduz os celebrantes a compreender a importância da fé no Evangelho, especialmente necessária diante de situações de rejeição e oposição sofridas, hoje, pela Igreja.
A pedagogia mistagógica de julho 2024 ilumina-se no tema "o evangelizador" com celebrações que propõem a vida cristã sempre vocacionada e enviada a ser testemunho evangelizador. Destaque para a resiliência diante das rejeições (14DTC-B), na missão de levar a única riqueza do evangelizador, o Evangelho (15DTC-B), e encontrar tempo para compartilhar e descansar com Jesus depois da missão evangelizadora (16DTC-B).
A última celebração de julho 2024 muda o foco da pedagogia mistagógica e passa a ser iluminada pelo tema: "a vida e o pão". É o início da proclamação do Evangelho de São João (Jo 6), sobre o Pão da Vida. Unindo com o tema da primeira parte deste mês de julho 2024, a evangelização sempre anuncia e partilha o pão da Palavra e reparte o pão material com tem fome (17DTC-B).
Referência para a pedagogia litúrgica de JULHO 2024
Celebrações iluminadas pela mistagogia — O EVANGELIZADOR
14DTC-B - Firmeza na fé como resistência
15DTC-B - A única riqueza do Evangelizador é o Evangelho
16DTC-B - Evangelizar é manifestar compaixão pelo povo
17DTC-B - Evangelizar com a Palavra e com o pão