27º Domingo do TC - B
06 de Outubro de 2024
Os dois serão uma só carne!
A dificuldade em manter a fidelidade conjugal é refletida em inseguranças nos relacionamentos de casais e de muitas famílias. Um caminho de estabilidade emocional no relacionamento de casais pode ser proposto com três verbos: acolher-se, cuidar-se e reinventar-se. A crise familiar, para nós cristãos, não é um tema, apenas, sociológico, é um tema que merece (deve) ser considerado à luz da Palavra de Deus. A visão divina da família e do relacionamento de um casal considera o amor completo, representado na fidelidade e na união de duas vidas.
Pedagogia mistagógica do mês de Outubro 2024
As propostas celebrativas do SAL estão propondo uma pedagogia mistagógica iluminada pelo serviço e pela sinodalidade. Uma das condições para que a sinodalidade — caminhar juntos — aconteça é através do serviço como manifestação fraterna. Maria, presente nas celebrações de outubro na solenidade de Nossa Senhora Aparecida é exemplar como serva e servidora do projeto divino. No 27DTC-B, o serviço é apresentado como acolhimento, como cuidado e respeito na vida do casal.
O serviço, no processo da sinodalidade, exige relacionar-se com a sabedoria divina, que favorece o desapego de seguranças pessoais diante do projeto do Reino de Deus (28DTC-B). Favorece igualmente a disposição de se fazer missionário e missionária (29DTC-B) superando todo tipo de cegueira, especialmente aquela de se negar a caminhar juntos no caminho da sinodalidade (30DTC-B).
Referência para a pedagogia litúrgica de OUTUBRO 202
Celebrações iluminadas pela mistagogia da SINODALIDADE E SERVIÇO
27DTC-B - Segredo de casal
Aparecida - Virgem da esperança e serva do Senhor
28DTC-B - A verdadeira riqueza da vida
29DTC-B - Missão é serviço pelo Reino
30DTC-B - Superar a cegueira espiritual