Pedagogia do mês de NOVEMBRO 2023
01 de Novembro de 2023
Pedagogia mistagógica- NOVEMBRO 2023
O sentido da vida
No último mês, no qual celebramos o “Ano Litúrgico – A”, tem a característica própria de chamar atenção dos celebrantes para a finitude de todas as coisas e propor o sentido da vida para além da vida presente. Diante de tal característica, as propostas celebrativas do SAL – Serviço de Animação Litúrgica – propõem que as celebrações sejam iluminadas com a luz do “sentido da vida”. Do ponto de vista mistagógico, realiza-se o exercício de celebrar cada Liturgia considerando que o sentido da vida extrapola as propostas do mundo para se projetar na realidade da eternidade.
O sentido da vida cristã
O sentido da vida para o cristão e para a cristã transcende os limites da existência terrena. Viver, no contexto da vida cristã, é uma jornada em busca de Deus que nos conduz ao lugar preparado por Jesus, na casa do Pai (Finados). Para se alcançar a meta dessa jornada, é fundamental que nos orientemos pela luz divina e permitamos que o Espírito de Deus nos guie, para que possamos alcançar a essência da vida cristã, que consiste e em nos tornar santos e santas como Deus é Santo (1Pd 1,16). Um dos modos mais particulares da santidade é aquela que se revela na prática das bem-aventuranças, que será proclamada na Solenidade de Todos os Santos e Santas; com destaque, neste ano de 2023, para a bem-aventurança da misericórdia e da mansidão. Duas bem-aventuranças que favorecem enxergar a realidade existencial com o mesmo olhar divino.
O sentido da vida, para o cristão e cristã, encontra-se também em quem é capaz de viver discernindo a realidade histórica a partir da sabedoria divina, presente nas Escrituras Sagradas, especialmente no Evangelho (32DTC-A). Na sabedoria divina, a virtude da vigilância constante, acompanhada pelo óleo das boas obras, permite manter a lâmpada do sentido da vida acesa, permanecendo no amor e perseverando no projeto de vida, proposto no Evangelho, até o encontro definitivo com o Senhor para ocuparmos o lugar que ele mesmo nos preparou na casa do Pai (2L - Finados).
Como produzir o sentido da vida cristã
O sentido da vida é uma atividade produtiva e, o primeiro modo de produzir o sentido da vida cristã acontece pelo empenho de produzir mais vida. Recebemos o dom da vida para investir em mais vida, gerar mais vida e vida de melhor qualidade para todos (33DTC-A). O sentido da vida, para o cristão e a cristã, não está na busca da beleza, de riquezas, da fama ou outros atrativos propostos pelo mundo (1L do 33DTC-A), mas em dedicar-se ao trabalho honesto para produzir e fazer render os talentos que recebemos em forma de vida. Para multiplicar os talentos que recebemos, é necessário investir em nosso trabalho, viver com dedicação em prol da vida e produzir vida em abundância. Não devemos — talvez seja melhor dizer, que não podemos — jamais enterrar nossos talentos — jamais podemos enterrar o talento “vida” — mas urge usá-los sempre e cada vez mais para gerar mais vida.
Ainda na dinâmica que o sentido da vida é uma atividade produtiva, um segundo modo de produzir o sentido da vida cristã acontece pela promoção da fraternidade. Do ponto de vista cristão, o sentido mais profundo da vida é encontrado na fraternidade, que se manifesta no cuidado pela vida do próximo, especialmente o cuidado das vidas mais vulenráveis (Cristo Rei). O Bom Pastor, dos qual se fará memória na 1ª leitura e no salmo responsorial da Solenidade de Cristo Rei, é nosso guia na condução de produzirmos mais fraternidade, mostrando-nos como acolher fraternalmente aqueles que sofrem, modelando-nos no exemplo de Jesus. Na fraternidade, encontramos a verdadeira felicidade e o bem duradouro que dão sentido pleno e feliz à vida. Assim, o sentido da vida é produzido através da prática do amor ao próximo, através do cuidado mútuo, que são atitudes pastorais do Bom Pastor, atitudes que refletem o mesmo amor misericordioso de Deus por todos nós.
Conclusão
As propostas celebrativas do mês de novembro 2023, em conclusão, são iluminadas no sentido da vida para chamar atenção dos celebrantes que a “vida cristã” vai além das preocupações terrenas (Finados) e é uma jornada em busca de Deus que, na prática, é a busca pela santidade com a proposta de viver as bem-aventuranças (Todos os Santos).
Outro modo de chamar atenção para o sentido da vida é vivê-la e conduzi-la com a sabedoria do Evangelho (33DTC-A) que, sabiamente ajuda o discípulo e discípula de Jesus Cristo a produzir mais vida e vida de qualidade (34DTC-A). Do ponto de vista prático, o sentido da vida consiste em viver a fraternidade praticando as obras de misericórdias corporais (34DTC-A).
As celebrações Dominicais de novembro 2023 não apenas concluem, do ponto de vista da pedaogia litúrgica o “Ano Litúrgico A”, como oferecem um projeto da Pastoral da Liturgia para favorecer nos celebrantes uma avaliação sobre o sentido de suas vidas com orientações bem precisas e com uma proposta totalmente dinâmica para atuar de modo cristão.
Serginho Valle
Setembro de 2023