Pedagogia do mês de FEVEREIRO 2025

01 de Fevereiro de 2025


Pedagogia mistagógica 
Fevereiro 2025

Caminhando na esperança cristã

Iniciamos um novo mês caminhando na estrada de Jesus, conduzidos pela pedagogia mistagógica, que neste Ano Santo encontra sua inspiração na esperança cristã. Em continuidade à proposta de janeiro, quando a vida cristã foi apresentada como “peregrina da esperança,” somos convidados a avançar nessa jornada de fé, deixando-nos guiar pelo Senhor. Mas, onde encontramos Deus? Onde ele está para que possamos ir ao seu encontro?

Fevereiro nos oferece respostas profundas e transformadoras a partir da pedagogia mistagógica do SAL. A celebração da Apresentação do Senhor apresenta Jesus Cristo como a nossa esperança. No 6º Domingo do Tempo Comum - C, Jeremias reforça a mesma verdade: colocar nossa confiança em Deus é viver ancorados na esperança que não decepciona.

A esperança cristã não é apenas um sentimento; ela se identifica com vida divina em nós, com a graça divina (virtude) agindo em nossas vidas. Quando fundamentamos nossa existência na vida divina, evitamos a ilusão e a decepção, como nos ensinam o salmista e São Paulo: “Quem confia no Senhor jamais será decepcionado” (Sl 25,13; Rm 5,5).

A pedagogia da esperança em fevereiro
A pedagogia mistagógica de fevereiro conduz os fiéis a perceber os desafios e virtudes do seguimento de Cristo. No 5º Domingo do Tempo Comum - C, os celebrantes são chamados a renovar a opção fundamental por Deus, renovando a disposição de perseverar no caminho do discipulado. Já no 7º Domingo do Tempo Comum - C, a Palavra convidará os celebrantes a adotar o perdão como prática central da vida cristã em todas as circunstâncias, até mesmo diante dos inimigos.

Ao longo deste mês de fevereiro, a pedagogia litúrgica iluminará os celebrantes com aspectos centrais da nossa espiritualidade:

  • Jesus é a esperança da vida cristã: Na Apresentação do Senhor, celebramos que Cristo é a nossa confiança e o fundamento da nossa esperança. Jeremias resume isso de forma clara: "Bendito o homem que confia no Senhor" (1L do 6DTC-C).
     
  • Viver as bem-aventuranças: A liturgia do 6º Domingo convida os celebrantes a abraçar uma vida cristã desapegando-se de valores efêmeros e se deixar guiar pelos valores do Reino de Deus propostos nas Bem-aventuranças.
  • O perdão transforma: No 7º Domingo, os celebrantes serão convidados a praticar o perdão como ato central da vida cristã. Esta é uma atitude que liberta, renova e é capaz de construir uma sociedade mais justa e misericordiosa.

Conclusão: uma vida renovada na esperança
Em um tempo marcado por desafios e incertezas, a pedagogia mistagógica aponta o caminho: confiar em Deus e fazer d’Ele nossa esperança. Para isso serve renovar o compromisso de viver o discipulado e praticar a misericórdia através do perdão fraterno.

Serginho Valle
Dezembro de 2024